Estratégia da Aquila Capital centra-se em projetos de eficiência energética nos setores público e privado com foco na Europa

Estratégia da Aquila Capital centra-se em projetos de eficiência energética nos setores público e privado com foco na Europa

Categoria Ambiente, Energia

A Aquila Capital, gestora alemã especializada em investimentos de longo prazo em ativos reais (energia, infraestrutura e imobiliário) com 11,1 mil milhões de euros em ativos sob gestão, acaba de lançar a “Estratégia de Eficiência Energética”.

De acordo com a gestora, esta estratégia é centrada em “investimentos” em “pequenos e médios projetos de eficiência energética nos setores público e privado e com foco na Europa”. Através destes projetos, a Aquila Capital contribui de “forma ativa para a obtenção dos Objetivos Energéticos e Climáticos da União Europeia para 2020, reforçando o seu compromisso com o investimento sustentável”, lê-se no comunicado.

De acordo com a Aquila Capital, o primeiro investimento, em outubro de 2020, diz respeito a um “projeto de iluminação pública em Itália”. O objetivo deste projeto é “substituir e operar os sistemas de iluminação pública”, através de “acordos de concessão a longo prazo geridos com um grupo de oito municípios do centro de Itália”, refere. Já o desempenho do projeto é impulsionado pela “poupança nos custos” que é proporcionada pela “substituição dos sistemas de iluminação existentes por lâmpadas LED” e que se traduz numa “redução do consumo de energia entre 60% e 70%”, diz o comunicado.

“Nas nossas interações diárias com investidores institucionais, constatamos um contínuo e substancial interesse em investimentos europeus em projetos de eficiência energética. Ao expandirmos a nossa estratégia de investimento em energias renováveis para a eficiência energética, podemos aproveitar a nossa experiência nesta área e nos ativos imobiliários para oferecer aos investidores oportunidades significativas de investimento”, explica Roman Rosslenbroich. O co-fundador e CEO do Grupo Aquila diz ainda que “os investimentos da Aquila Capital caraterizam-se por um perfil de desempenho atrativo e estável, devido aos fluxos fixos associados em grande parte aos contratos e por uma exposição muito limitada às flutuações nos mercados financeiros”.

Já Franco Hauri, gestor sénior da equipa de eficiência energética, adianta que “ao contrário de outros investidores do mercado, a estratégia da Aquila Capital está centrada no financiamento de grandes projetos multimilionários e também de projetos de eficiência energética de pequena e média dimensão para empresas industriais e comerciais, ou entidades públicas, e na implementação destes projetos em colaboração com empresas com experiência no desenvolvimento de projetos”.

As estratégias de investimento serão diversificadas em termos de setor, contraparte e tipo de projeto. Entre os exemplos de oportunidades de investimento em projetos de eficiência energética estão a “instalação de sistemas de aquecimento de biomassa, tecnologias de ventilação, centrais térmicas, instalações fotovoltaicas em telhados para autoconsumo, entre outros”, refere.