Estudo avança que biocombustíveis podem ser solução para zero emissões

Estudo avança que biocombustíveis podem ser solução para zero emissões

Os biocombustíveis podem constituir uma alternativa para o transporte marítimo, favorecendo as zero emissões a baixo custo, refere um estudo da Sustainable Shipping Initiative (SSI), citado pelo Jornal da Economia do Mar.

O biocombustível avançado poderá representar a alternativa mais limpa (zero emissões) e com retornos financeiros mais altos. Este é o resultado de um estudo da Sustainable Shipping Initiative, organização composta por vários interessados no transporte marítimo.

O estudo, direccionado para viagens de longo curso, nomeadamente, de porta-contentores, graneleiros e navios tanque, considera que para atingir a meta proposta pela Organização Marítima Internacional, de reduzir 50% das emissões até 2050, é necessário mais do que tecnologia. “A tecnologia está connosco hoje, mas o investimento é necessário, tanto para usufruir da tecnologia como para encorajar uma maior receptividade”, referiu Stephanie Draper, co-director da SSI.

“Os biocombustíveis representam um trampolim para a redução das emissões”, referiu Tom Holmer, gestor geral da SSI. “Os combustíveis marítimos alternativos oferecem uma enorme oportunidade para criar valor e encontrar soluções sustentáveis. A SSI continuará a olhar para toda a cadeia de valor e este relatório destaca que nos próximos dez anos assistir-se-á a grandes mudanças na forma como os navios são abastecidos”, conclui.