Estudos para a proposta da Zona de Controlo de Emissões do Atlântico estão a avançar

Os estudos para a proposta da Zona de Controlo de Emissões do Atlântico (AtlECA) estão a avançar, confirma a nota à imprensa, depois da sessão de trabalho realizada esta quinta-feira, 26 de janeiro, no Ministério da Economia e do Mar, que juntou as entidades responsáveis da formalização da proposta a apresentar à Organização Marítima Internacional (IMO).

Os próprios estudos são realizados pela International Council on Clean Transportation (ICCT) e querem avaliar as emissões e SOx, NOx e matéria particulada, e o impacto na saúde das populações costeiras.

A sessão presidida pelo secretário de estado do mar, José Maria Costa, explica que a AtlECA contemplará o Mar Territorial e a Zona Económica Exclusiva de Portugal, sendo ainda proposta a articulação com estados costeiros vizinhos. Além disso, é pedido o controlo de emissões reduzidas a ECA do Mar do Norte e a nova ECA do Mediterrâneo.

O processo está a ser coordenado pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), com a participação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Direção-Geral de Política do Mar, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, da Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA), da Associação Portuguesa do Ambiente e da ONG ZERO.