ETAR de Carochos já está em funcionamento

ETAR de Carochos já está em funcionamento

Categoria Águas, Ambiente

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) dos Carochos foi inaugurada no passado mês de março, na presença de João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, e Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente. A obra, realizada pela Abrantaqua, implicou um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, servindo 10.540 habitantes da área urbana.

Com a construção deste equipamento – encerrando definitivamente as vicissitudes do processo (inoperacionalidade da primeira estrutura e dificuldades na aquisição do terreno) -, fica concluído o ciclo de investimentos planeado no âmbito do contrato de concessão com a Abrantaqua, iniciado em 2008.

O concelho de Abrantes tem agora uma cobertura de rede de saneamento (recolha e tratamento de águas residuais) de 93%, num investimento global de cerca de 10 milhões de euros, sem recursos a fundos comunitários e ultrapassando as metas exigidas pela União Europeia e pelo Estado Português.

“Todo o plano de investimentos foi pensado para garantir os ecossistemas e a qualidade da água dos dois dos maiores ativos do país que atravessam o território de Abrantes: os rios Tejo e Zêzere”, frisou a presidente da Câmara Municipal de Abrantes. Maria do Céu Albuquerque salientou que “com este novo equipamento, Abrantes junta-se à estratégia nacional ambiental, nomeadamente de proteção e defesa do rio Tejo”.

Sobre a situação no Tejo, o Ministro do Ambiente destacou que o Ministério, em conjunto com diversas entidades, “elaboraram um plano conjunto de inspeção” cujo objetivo é “fazer cumprir a lei”, tendo anunciado que desde o início de 2016 foram feitas “97 inspeções ambientais” e decididos “três mandados a empresas que se encontravam a efetuar descargas de forma ilegal” e informou sobre o reforço da equipa de fiscalização ambiental.