ETAR de Freixo vai garantir o correto tratamento das águas residuais

ETAR de Freixo vai garantir o correto tratamento das águas residuais

Categoria Advisor, Empresas

Foi inaugurada esta quinta-feira, pela secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, a ampliação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Freixo. Esta instalação, que passa a ser gerida pela Águas do Alto Minho (AdAM) surge da parecia com a Câmara Municipal de Ponte de Lima, segundo um comunicado.

De acordo com a AdAM, esta infraestrutura irá servir cerca de 3500 habitantes, das freguesias de Freixo, Ardegão e Mato, e vai garantir o correto tratamento das águas residuais, provenientes de uma rede de saneamento que tem vindo a aumentar.

Na sua primeira intervenção pública em funções, o presidente executivo da AdAM, João Neves, sublinhou “o compromisso para com a qualidade e a sustentabilidade dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento da região do Alto Minho”, salvaguardando que “a equipa da AdAM estará totalmente dedicada a assegurar a operação, o cumprimento dos planos de manutenção e o controlo dos parâmetros da água residual tratada nesta nova infraestrutura”. João Neves reforçou a importância do tratamento das águas residuais: “É essencial para a saúde pública, para o ambiente, para a qualidade de vida das populações e para o desenvolvimento económico”.

Nesta cerimónia de inauguração a AdAM reafirmou o seu compromisso para com a qualidade e a sustentabilidade dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento da região.