European Association for Aquatic Mammals regressa a Portugal

by Cristiana Macedo | 27 Fevereiro 2019 15:50

Depois de uma gloriosa estreia da EAAM – European Association for Aquatic Mammals, em Portugal, em 1996, eis que está prestes a regressar a Portugal, para mais um congresso Anual, um “muito ilustre e diverso grupo de especialistas internacionais das mais variadas disciplinas do conhecimento científico sobre mamíferos marinhos”, revela o Zoomarine à imprensa.

De 4 a 7 de março, sob o tema “From Pioneers to Nature’s Guardians – De Pioneiros a Guardiões da Natureza”, a ciência e a partilha científica da EAAM regressam ao Algarve.

Os grupos das baleias e golfinhos, das focas e leões-marinhos, dos dugongos e dos manatíns, das lontras e até dos ursos-polares, são tão diversos (em termos de espécies, habitats, estatutos de conservação, entre outros) quantos os investigadores que a eles dedicam carreiras, emoções, recursos, e milhares de horas de investigação.

E o fascínio por estas espécies e pela forma como se relacionam com instraespecíficos, com outras espécies, e até com humanos, não para de aumentar – especialmente quando se tem cada vez mais consciência do quão ameaçadas estão de extinção muitas destas populações e várias destas espécies (como é o caso da vaquita, da “nossa” foca-monge, entre muitas outras).

Entretanto, 23 anos depois do seu primeiro congresso em Portugal, eis que a EAAM volta a agregar Biólogos Marinhos e Veterinários, Educadores e Treinadores, Curadores e Directores Zoológicos, Investigadores, especialistas em reabilitação de animais arrojados, nutrição, eco-toxicologia, genética, fisiologia, bioacústica, entre tantas outras áreas do conhecimento. O Zoomarine volta a ser o espaço de eleição para o reencontro, e os nossos especialistas, veterinário, biólogos, educadores, treinadores, reabilitadores, não poderiam estar mais motivados para, uma vez mais, mostrar as inovadores formas de trabalhar, os espaços e, admitamos, até alguns dos nossos prémios internacionais.

Para Pedro Lavia, fundador do Zoomarine e presidente do conselho de administração, é peremptório a afirmar “é uma imensa honra voltar a acolher tão prestigiado grupo de especialistas, tantos deles amigos e colegas desde há décadas, e lhes tentar proporcionar o que melhor da Ciência, da Cultura e da Diversão o Zoomarine, o Algarve e Portugal têm para lhes oferecer”. Pedro Lavia foi membro da Direcção da EAAM entre 2002 e 2008, tendo chegado a presidir a associação entre 2004 e 2006.

As inscrições[1] para o Congresso ainda estão abertas e já é possivel decifrar o local (o Salgados Palace Hotel e o Zoomarine), o programa científico e social e a especial lista de participantes.

Endnotes:
  1. inscrições: https://lineupr.com/47eaam/zoomarine/

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/european-association-for-aquatic-mammals-regressa-a-portugal/