European Island Facility NESOI apoia projetos de transição energética bem sucedidos nas ilhas da União Europeia

A European Island Facility NESOI lançou a primeira Call, onde disponibiliza um financiamento superior a 3 milhões de euros para apoiar as ilhas com ambições de implementarem a sua transição energética, pode ler-se no portal da AREAM (Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira).

De acordo com o projeto, o desafio para as autoridades locais e entidades privadas nas ilhas, é o de “transformar as suas ambições a longo prazo” num “conjunto de planos e projetos estruturados”. Uma vez que, muitas das autoridades locais e entidades privadas nas ilhas por toda a Europa têm “pouca experiência no lançamento de investimentos”, no “acesso ao financiamento e no lançamento dos seus projetos”, a European Islands Facility NESOI mobiliza “mais de 100 milhões de euros de investimento para alcançar uma redução significativa das emissões de CO2 e dos Gases com Efeito de Estufa (GEE)” através de uma “abordagem prática” que permite às “autoridades locais e entidades privadas obterem a capacidade técnica e financeira necessária para a implementação eficaz dos planos de transição energética das ilhas”.

Pode ler-se no site da AREAM que, a primeira Call da European Island Facility NESOI disponibiliza um “montante máximo de subvenção por proposta/beneficiário de 60 mil euros”. Além disso, estão também previstos outros “60 mil euros para assistência técnica”, fornecidos diretamente pela equipa de especialistas do NESOI.

Destaca-se como potenciais projetos elegíveis no NESOI: os veículos de baixo carbono, reabilitação de edifícios, centrais de co-geração, produção e distribuição de eletricidade, armazenamento de energia, desenvolvimento de infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, produção de calor industrial, produção de eletricidade através de fontes de energia renováveis, entre outros que contribuam igualmente para a transição energética.

A 1ª call do NESOI termina em 18 de dezembro de 2020.

Para obter mais informações sobre como se candidatar, pode visitar a página do projeto NESOI.