Eurostat: Portugal regista crescimento de 11,1% da floresta em 2023, o maior da UE
O crescimento das florestas tem um papel fundamental nos esforços da União Europeia para assegurar uma gestão florestal sustentável, apoiar a bioeconomia e cumprir metas climáticas. Contudo, o crescimento da floresta varia muito entre os países da UE, dependendo sobretudo das espécies de árvores e da idade da floresta.
Em 2023, Portugal registou, segundo os dados do Eurostat, o crescimento mais elevado da floresta, de 11,1%, à frente da Dinamarca (7,6%) e Irlanda (6,8%). Do outro lado do ranking, encontra-se Malta, que não teve qualquer crescimento, enquanto que o Chipre assinalou o crescimento mais baixo (1,6%), seguido da Estónia e da Bulgária (ambas 1,8%).
Para analisar o crescimento líquido do stock d emadeira, é necessário ter em conta as remoções e as perdas naturais, explica o Eurostat. 17 países registaram um aumento em 2023 face ao ano anterior. A Irlanda (+3,6%), Dinamarca (+3,2%) e Chipre (+1,6%) tiveram as taxas de crescimento mais altas, enquanto que vários países apresentaram declínios, incluindo a Lituânia (-1,8%), a República Checa (-1,7%) e a Estónia (-0,6%).
