Exportações de Pera Rocha acima do esperado, apesar do mau ano agrícola

Exportações de Pera Rocha acima do esperado, apesar do mau ano agrícola

A ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha vai estar presente na Semana Verde de Berlim, que decorre a partir de dia 18 e até 27 de janeiro, no centro de conferências Messe Berlin. Trata-se de uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura, onde, além da participação de 1600 empresas e organizações de todo o mundo, são esperados mais de 400 mil visitantes.

Pelo segundo ano consecutivo, a presença da ANP em Berlim pretende divulgar a Pera Rocha junto dos consumidores alemães. Esta iniciativa acontece no âmbito do Projeto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos” que tem como objetivo aumentar a visibilidade além-fronteiras desta variedade única e 100% portuguesa e reforçar as exportações em cinco destinos estratégicos: Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.

Apesar do mau ano agrícola que levou a uma quebra de 20% na produção, as exportações de Pera Rocha ultrapassaram os 70 milhões de euros entre janeiro e novembro de 2018 (menos 15% face ao período homólogo do ano anterior). “Mesmo com os efeitos das alterações climáticas e a instabilidade económica e política no Brasil, as exportações não caíram tanto como a produção. Receávamos que a quebra fosse maior, mas conseguimos garantir o escoamento para os mercados externos”, afirma Domingos dos Santos, presidente da ANP. Para 2019, a associação mantém o objetivo de chegar aos 100 milhões de euros de exportações.