Extreme Sailing Series™ Lisboa junta-se à corrida pela sustentabilidade dos Oceanos

Extreme Sailing Series™ Lisboa junta-se à corrida pela sustentabilidade dos Oceanos

A organização das Extreme Sailing Series™, OC Sport, juntou-se à corrida global de proteção dos oceanos com a Sailors for the Sea Portugal, através do seu programa de certificação ambiental Clean Regattas.

O programa Clean Regattas é um sistema de certificação que ajuda os velejadores e os organizadores de eventos a proteger os oceanos com 25 boas práticas, fazendo da sustentabilidade algo simples e atingível. Este programa é um trabalho levado a cabo pela Sailors for the Sea para aumentar a consciencialização global para a sustentabilidade ambiental e para a proteção dos Oceanos. As Extreme Sailing Series vão juntar-se a esta iniciativa na prova de Lisboa, que tem início no dia 6 de outubro.

David Rockefeller Jr., Fundador e Chairman da Sailors for the Sea comentou: “ A Sailors for the Sea está muito entusiasmada com a oportunidade de poder trabalhar com a organização das Extreme Sailing Series e por fazer do evento de Lisboa uma Clean Regatta. Queremos igualmente trabalhar em conjunto na certificação de todo o circuito em 2017.”

A Prova de Lisboa será o penúltimo evento no circuito mundial de 2016, sendo a primeira vez que as premiadas Stadium racing Series estarão em Lisboa.

O diretor do Evento Andy Tourel disse que as Extreme Sailing Series estão focadas em fazer a diferença. “Temos sempre na nossa mente o impacto que as Series têm no ambiente, e é para nós um prazer trabalhar com a Sailors for the Sea no nosso evento de Lisboa. Esta parceria vai proporcionar uma verdadeira auditoria ao nosso evento, ajudando-nos a conseguir a ambição de longa data de ser um evento ainda mais sustentável.”

O Oceano está em crise, todos os anos oito milhões de toneladas de plástico entram diretamente no oceano por terra e 40% dos oceanos são altamente afetados pela atividade humana, incluindo poluição, sobre-pesca e atividades piscatórias que levam à destruição de habitats costeiros.

O 7º evento das Extreme Sailing Series vai desenvolver vários esforços para conseguir a certificação Clean Regattas, incluindo:
· Dentro do programa de voluntariado das Series organizar uma Green Team
· Garantir a redução de garrafas de água e a instalação de estações de reenchimento de água, bem como fornecer garrafas de água reutilizáveis.
· Redução de papel em toda a organização, incluindo os registos eletrónicos, E-Tickets, bem como écrans de televisão para transmitir informação do evento espalhados pelo recinto.
· Introdução de eco pontos no recinto em conjunto com a autarquia
· Divulgação e promoção de transportes alternativos para o evento, encorajando os visitantes a vir a pé ou a usar a bicicleta, bem como a implementação de soluções de Car Sharing para o staff do evento.