Famílias poderão reduzir faturas da energia até 2.000€

Divulgado no passado dia 16 de fevereiro, a “EU Heating and Cooling Strategy” é a primeira iniciativa levada a cabo pela União Europeia que incide diretamente sobre a questão da energia utilizada nos processos de aquecimento e refrigeração dos edifícios e da indústria os quais, avança aquele documento, são responsáveis por 50% do consumo energético total na UE, noticia o Público.

“Ao tornar este setor mais inteligente, eficiente e sustentáveis, a importação de energia e a dependência externa vão cair, os custos inerentes serão cortados e as emissões reduzidas”, explica o comunicado divulgado pela UE. De acordo com a mesma fonte, os sistemas de aquecimento e refrigeração dos edifícios e das indústrias europeias absorvem 13% do consumo de petróleo e de 59% do consumo total de gás na EU – o que equivale a 68% de todas as importações de gás.

Valores que a EU está empenhada em diminuir substancialmente para cumprir os objetivos da sua política climática, prevendo que a procura para aquecimento e refrigeração caia entre 42% a 56% até 2050.