FAUN pela primeira vez em Portugal – apresentação de veículos de recolha de resíduos, varredouras urbanas e software de gestão de frotas

by Cristiana Macedo | 8 Outubro 2018 13:16

No passado dia 02 e 03 de Outubro, a Hidromaster em parceria com a FAUN, fabricante europeu de veículos de recolha, apresentou no Grande Hotel do Luso novas soluções de recolha de resíduos urbanos, varredouras urbanas e software de gestão de frotas. No “meeting” foi apresentado aos mais de 200 participantes o primeiro veículo de recolha do mundo movido a baterias, que ao conjugar chassis e superestrutura 100% elétrica, garante zero emissões de CO2 e sustentabilidade ecológica, disponível já em 2019. Ainda sobre energia verde foram apresentados novos veículos de recolha e varredouras de limpeza urbana movidos a hidrogénio e baterias.

Esta tecnologia combina células de combustível de hidrogénio e baterias, permitindo uma autonomia superior a 650 kms e claro zero emissões de CO2. Destaque ainda para o software de gestão de frotas, KOCO Connect, aplicado nos veículos FAUN, com objetivo de otimizar a eficiência, reduzir custos e as emissões de CO2.

Na zona exterior, decorreu a exibição e demonstração de vários equipamentos, entre os quais o Rotopress com tambor rotativo, o Variopress com caixa convencional, um novo veículo de recolha com caixa de apenas 8 m3 – Mini Rotopress e o City 3000, desenvolvidos para operações em zonas históricas de difícil acesso.

Duas novas papeleiras compactadoras a energia solar foram também o centro das atenções. A papeleira Wastemaster introduzida recentemente e pela primeira vez em Portugal dispõe de um compactador interno que reduz até oito vezes o volume dos resíduos, quando comparado com uma papeleira normal. O software de gestão interno avisa o operador em tempo real sobre a volumetria, necessidade de descarga, localização, etc, aumentando deste modo a eficiência das rotas, o que resulta numa poupança de combustível, mão-de-obra e redução dos níveis de CO2.

Do programa destacou-se a sessão de boas vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Mealhada, Dr. Rui Marqueiro e CEOs da Hidromaster, Dra. Ana Varela Pereira e Dr. João Varela Pereira, seguindo-se o início dos trabalhos pelos representantes FAUN, Tim Collet e João Martins (Diretor Geral e Gestor de Exportação) e representante KOCO Software, Matthias Siegel.

A Hidromaster – Conservação de Superfícies, Lda, referência nacional na prestação de serviços em três domínios fundamentais: setor das águas, saneamento e conservação de superfícies, responde mais uma vez às exigentes especificações técnicas e ambientais da atualidade, através da oferta de uma gama de equipamentos tecnologicamente avançada que permite a todos os seus clientes encontrarem soluções à sua medida.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/faun-pela-primeira-vez-em-portugal-apresentacao-de-veiculos-de-recolha-de-residuos-varredouras-urbanas-e-software-de-gestao-de-frotas/