Fazer em linha com 5 em 1? Os SIMAS fizeram

Fazer em linha com 5 em 1? Os SIMAS fizeram

Categoria Águas, Ambiente

Sim, existe o jogo 4 em linha, mas desta vez o número mudou. Os SIMAS de Oeiras e Amadora fizeram 5 em 1! Cinco celebrações para assinalar uma data, o Dia Nacional da Água.

2 Conferências, 1 exposição, 1 entrega de garrafas de vidro e 1 megaevento.

Duas conferências sobre “Os gelos polares e os Impactes Globais”, dirigidas aos alunos do ensino secundário de Oeiras e da Amadora. Os oradores foram: Miguel Petchkovsky, artista multimédia e comissário de projetos de cariz ambiental; Gonçalo Vieira, Professor do IGOT – Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Estudos Geográficos e Paulo Relvas, Professor da Universidade do Algarve e investigador do CCMAR – Centro de Ciências do Mar do Algarve.

O aquecimento global tem impacto nos Oceanos? Confirma-se o degelo no Ártico e na Antártida? Os oceanos regulam o clima mundial? Alterações climáticas? Porque se move o Oceano? E que acontecerá se os fatores que o fazem mover se alterarem? Há risco de impactes globais? Criosfera? Permafrost? Estas foram algumas das questões esclarecidas nas conferências.

A Exposição fotográfica sobre a Antártida, de Miguel Petchkovsky, esteve patente ao público durante o mês de outubro, no edifício sede dos SIMAS.

A coleção de fotografias foi tirada na Península da Antártida, em março de 2017, durante uma expedição que juntou cientistas e artistas multidisciplinares de cerca de 30 países.

A expedição percorreu a costa da Península da Antártida, com cerca de 10 desembarques em vários pontos, por forma a serem apresentados projetos artísticos e científicos. Foi neste contexto que Miguel Petchkovsky recolheu um conjunto de imagens, com o intuito de transformar a linguagem científica em linguagem artística.

O objetivo do autor é alertar para a problemática das alterações climáticas, do degelo e consequente subida do nível do mar.

Para celebrar junto dos funcionários dos SIMAS, das Câmaras de Oeiras e da Amadora, foram distribuídas garrafas de vidro aos seus colaboradores, uma vez que estes são considerados os embaixadores dos SIMAS na defesa deste recurso tão escasso, que é a água.

Por fim, foi organizado um megaevento para as famílias, no Jardim do Parque dos Poetas em Oeiras. Marcaram presença as famosas mascotes Gui Gotas e Gotas Maria, e para animar ainda mais as crianças, houve ateliers de modelagem de balões, pinturas faciais, jogos, insufláveis, passeios de burrito, experiências com água, carrinho de pipocas, aulas de zumba, distribuição de fruta, máquina de fotografias personalizadas, a quinta pedagógica e uma atuação muito especial do cantor Filipe Pinto, vencedor da 3ª edição dos ídolos.

Foram estas 5 iniciativas que permitiram aos SIMAS de Oeiras e Amadora fazer 5 em 1 e celebrar mais um Dia Nacional da Água. Conseguiram alcançar os vários públicos alvo e lançar desafios para alterar hábitos que comprometam a sustentabilidade do planeta.

Este artigo foi publicado na edição 82 da Ambiente Magazine.