Ferreira de Oliveira cria empresa para concorrer com a Galp

O ex-CEO da Galp vai liderar um fundo para investir na pesquisa e produção de petróleo e gás natural. Menos de três meses depois de Ferreira de Oliveira sair da petrolífera nacional, anunciou que vai liderar a Petroatlântico, um fundo com a maioria de capital proveniente de Calgary, uma cidade canadiana com uma forte ligação à indústria doméstica de petróleo e de gás natural, conforme apurou o Jornal de Negócios.

Esta nova empresa de capital de risco quer investir na exploração e produção de petróleo e de gás natural no triângulo atlântico da lusofonia: Portugal, Brasil e Angola. Para começar, tem 3 milhões de euros para avançar, um valor que poderá ascender aos 5 mil milhões.

A Petroatlântico vai, assim, concorrer com a Galp na produção de petróleo e de gás natural, tendo em conta que a petrolífera portuguesa está presente nas geografias alvo desta empresa. Esta situação poderá colocar as duas petrolíferas frente a frente em leilões futuros de blocos, como por exemplo, nos activos no Brasil que a Petrobas pretende vender. Os quadros da nova empresa serão da confiança de Ferreira de Oliveira, sendo, por isso, recrutados na Galp, pela experiência e conhecimento que já acarretam.