Festival Ibérico de Natureza volta às Arribas do Douro entre 25 e 27 de maio

Festival Ibérico de Natureza volta às Arribas do Douro entre 25 e 27 de maio

Categoria Advisor, Agenda

O ObservArribas – Festival Ibérico de Natureza das Arribas do Douro está de regresso, entre 25 e 27 de maio, e as inscrições já estão abertas. As novidades, este ano, incluem uma sessão de observação de aves noturnas, um passeio matinal na companhia de um pastor local e animação musical.

A segunda edição do festival, que o ano passado atraiu cerca de 800 participantes, terá mais de 60 atividades ligadas à natureza, cultura e tradições da região das Arribas do Douro — desde observação de aves e passeios guiados a workshops de mirandês e danças tradicionais, e ainda uma feira com empresas e produtos locais.

Ao longo do festival, são muitas e diversas as atividades em que pode participar, desde as Oficinas sobre aves de Portugal, visitas a pombais tradicionais ou aos Centros de Valorização e de Acolhimento do Burro de Miranda. Canoagem no rio Douro, passeios pedestres, observação de aves e flora, exposições, e atividades para os mais novos fazem também parte da extensa oferta.

O principal objetivo do ObservArribas, co-organizado pela Câmara Municipal de Miranda do Douro e pelos parceiros do projeto Life Rupis, é a promoção dos valores naturais e culturais das Arribas do Douro e de Miranda do Douro, e a criação de laços ainda mais estreitos entre as atividades de Natureza em Portugal e Espanha.

“O ObservArribas foi pensado, em conjunto com os nossos parceiros, como um momento de celebração da Natureza, numa região única, mas ainda pouco conhecida. Queremos que este festival continue a deixar a sua marca no seguimento dos bons exemplos dos ótimos Festivais de Natureza organizados em Portugal. Trabalhamos para trazer visitantes ao Douro Internacional que irão experienciar este património natural rico e conhecer as potencialidades de Miranda do Douro, uma cidade que reúne história, tradição e bons equipamentos, acessíveis a todos”, garante Joaquim Teodósio da SPEA e coordenador do Projeto Life Rupis.

O programa já está disponível e as inscrições estão abertas, online, até dia 18 de maio.