Fevereiro de 2016 foi o mês de fevereiro mais quente de sempre

Fevereiro de 2016 foi o mês de fevereiro mais quente de sempre

As temperaturas subiram novamente no mundo o mês passado, que foi o mês de fevereiro mais quente desde o início dos registos, informou esta quinta-feira a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos. “A temperatura média nas superfícies terrestres e oceânicas em fevereiro de 2016 foi a mais alta para um mês de fevereiro no registo realizado pela NOAA desde 1880″, indicou o organismo em um comunicado.

Com uma temperatura média de 1,21 grau Celcius acima da média do século XX, fevereiro marcou “o aumento médio mais elevado nos 1.646 meses registados”.

Este recorde de calor é parte de uma série de preocupantes tendências de aquecimento global, que cientistas do governo americano dizem que são movidas por mudanças climáticas provocadas pelo homem e pela queima de combustíveis fósseis, que expelem gases de efeito estufa para a atmosfera.

O ano passado foi, na sua totalidade, o mais quente desde 1880, batendo, assim, o recorde que havia sido quebrado antes por 2014.

A NOAA, que anuncia seus relatórios sobre o clima mensalmente, disse que “fevereiro de 2016 também é o décimo mês consecutivo no qual o recorde mensal de temperatura mundial é quebrado”.

A extensão do gelo ártico também foi invulgarmente baixa, ao ocupar uma média de 1,16 milhão de quilómetros quadrados no mês passado, ou seja, 7,54% a menos que a média de 1981-2010.