Firstrule adere ao programa “Lean & Green” da GS1 Portugal

Firstrule adere ao programa “Lean & Green” da GS1 Portugal

Categoria Advisor, Empresas

A Firstrule, empresa de engenharia com experiência no setor das energias renováveis e na gestão de infraestruturas de telecomunicações, juntou-se à GS1 Portugal e a uma rede multissetorial de empresas com o mesmo propósito, ao aderir ao projeto “Lean & Green“.

A empresa integra o programa – “Lean & Green” – com vista à redução das emissões de dióxido de carbono inerentes à respetiva operação logística e de transportes. “A organização, não só adere agora ao projeto, como assegura a sua primeira estrela pela confirmação da respetiva redução de 20% de emissões de CO2 em relação à avaliação inicial”, pode ler-se num comunicado, partilhado pela GS1 Portugal.

“Nos últimos anos, face ao número de projetos em curso, dos quais se destacam mais de 200 centrais de produção de energia solar fotovoltaica, o fornecimento de luminárias de iluminação publica e carregadores de veículos elétricos, a atividade logística cresceu com a necessidade de distribuição de equipamento em Portugal Continental. Por esse motivo, tornou-se internamente imperativo reduzirmos custos e emissões decorrentes do processo logístico de forma sustentada, completando o processo de eficiência que desenvolvemos nos nossos projetos de energia solar fotovoltaica, bem como de gestão de infraestruturas”, esclarece o diretor-geral & CEO da Firstrule, Jorge Lourenço. Numa primeira fase “foram determinados como objetivos uma redução mínima de 20% no ano 2021 e de 35% face ao ano base de 2019, objetivos agora atingidos e que se traduzem na atribuição da nossa primeira Estrela Lean & Green”, acrescenta o responsável.

João de Castro Guimarães, diretor-executivo da GS1 Portugal, reforça que “esta adesão é indicadora de uma tendência cada vez mais notória de afirmação do papel central da sustentabilidade na estratégia e no plano operacional das empresas”.

O programa Lean & Green é uma iniciativa europeia que a GS1 Portugal representa em Portugal e que tem como objetivo final acrescentar um contributo relevante para a prossecução das metas definidas no Acordo de Paris e no Pacto Ecológico Europeu, reduzindo ao máximo a respetiva pegada carbónica. Por cada patamar alcançado, as empresas são premiadas com uma estrela. A Firstrule junta-se, assim, a empresas como a Delta Cafés e a Nestlé Portugal, premiadas igualmente com uma estrela no final de 2020.

“O programa ´Lean & Green` dá, nesse sentido, um contributo muito relevante ao premiar empresas que se proponham reduzir emissões de dióxido de carbono inerentes à sua operação logística, gradualmente, mas começando numa meta mínima, ambiciosa, de 20%, que, neste caso, a Firstrule já alcançou”, refere o diretor-executivo da GS1 Portugal.