Formandos do CINEL estagiam em empresas europeias

Formandos do CINEL estagiam em empresas europeias

Categoria Ambiente, Energia

No quadro do projeto de internacionalização do Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, (CINEL), a Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação aprovou dois projetos de mobilidade, um deles dirigido a formandos  (Formação Profissional) o outro a formadores (Formação e educação de Adultos).

Na vertente Formação Profissional, o programa concretiza-se em dois fluxos de mobilidade dirigidos a jovens dos cursos de aprendizagem para realizarem estágios em contexto real de trabalho em empresas europeias.

Ao promover este programa o CINEL tem como objetivo proporcionar aos participantes a troca de experiências, o contato com outras culturas vivenciando novos contextos de formação/trabalho, promover os valores da cidadania europeia e desenvolver as competências sociais, linguísticas e empreendedoras.

Por esta razão, nos programas destas mobilidades estão incluídas 20 horas de formação estruturada como preparação para os estágios em empresas da zona e na área de Electrónica e Automação, visitas de estudo a empresas desta área e visitas culturais e históricas como por exemplo uma visita a Auschwitz (Polónia) e a Alberobello (Ba), Puglia (Itália).

A candidatura referente à vertente Formação de Adultos, é dirigida a sete formadores com o objetivo de realizar formação em áreas tecnológicas em standards internacionais (microssoldadura – IPC; Domótica – KNXe Hawei) que permitem ao CINEL a obtenção de competências técnicas e certificações internacionais fundamentais para a sua modernização e disseminação de novas tecnologias junto de formandos e trabalhadores de empresas. Os países de destino previstos para a realização destes fluxos são Inglaterra, Espanha e Polónia.