Fórum de Sustentabilidade da Navigator tem como tema central Capital Natural e a sua importância nas comunidades locais

Fórum de Sustentabilidade da Navigator tem como tema central Capital Natural e a sua importância nas comunidades locais

Categoria Advisor, Agenda

A The Navigator Company vai realizar, esta quinta-feria, dia 5 de novembro, pelo quinto ano consecutivo, a Edição do Fórum de Sustentabilidade, que este ano se dedica ao tema “Capital Natural, Valor para os Negócios, a Natureza e a Sociedade”. A sessão, segundo a nota de agenda da empresa, será realizada em formato online.

O Fórum de Sustentabilidade é uma iniciativa que visa promover o diálogo e a cooperação com os principais stakeholders da empresa nos temas mais relevantes relacionados com a sustentabilidade e, este ano, lê-se na nota de agenda, irá iniciar um novo ciclo, através da dinamização de um modelo regional que estabelece uma maior proximidade às comunidades locais que fazem parte da envolvente industrial e florestal da empresa. O principal objetivo da 10ª Edição do Fórum de Sustentabilidade da The Navigator Company consiste, assim, em “estimular o debate sobre a importância de promover a valorização do Capital Natural nas suas diferentes dimensões”, através da “conciliação entre a floresta de produção e a floresta de lazer”.

Este ano, a sessão terá como enquadramento o Parque das Serras do Porto e irá abordar os benefícios sociais, ambientais e económicos de uma gestão do espaço florestal onde se integram a produção e a conservação como soluções baseadas na natureza, realçando, ao mesmo tempo, as vantagens de uma abordagem conjunta na gestão dos espaços florestais do Parque, unidas pela defesa da floresta contra os incêndios, pela conservação da biodiversidade, pela gestão florestal responsável e pela dinamização do turismo de natureza sustentável.

O programa reúne o contributo de um vasto conjunto de oradores dos quais fazem parte, entre outros, Humberto Rosa, diretor Capital Natural da Direção Geral de Ambiente da Comissão Europeia, Nuno Banza, presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Luís Neves Silva, New Generation Plantations Lead da World Wide Fund for Nature (WWF) e Teresa Andresen, coordenadora do Plano de Gestão do Parque das Serras do Porto.

“Capital Natural e Economia na Recuperação Verde”, “A Floresta e a Gestão da Paisagem”, “Gestão do Capital Natural – Criar opções para as Empresas, o Território e a Sociedade” e “O Património Natural, Cultural e Histórico do Parque das Serras do Porto – Paisagem protegida numa área periurbana” são alguns dos temas que irão estar em destaque nesta 10ª Edição do Fórum de Sustentabilidade dinamizada pela The Navigator Company .

O Fórum é um órgão de governação da Sustentabilidade da companhia, que reúne duas vezes por ano, com uma sessão dedicada aos membros permanentes e outra alargada a vários stakeholders: as sessões alargadas têm um tema central, alvo de debate e aprofundamento, contribuindo para a formulação da política corporativa e estratégica em assuntos de responsabilidade social e ambiental, potenciando plataformas de entendimento e cooperação entre a The Navigator Company e os seus principais stakeholders. Até ao momento, já se realizaram dez sessões que contaram com cerca de 900 participantes.