FPAS quer sensibilizar a população para a necessidade de colocar máscaras e luvas no lixo doméstico

FPAS quer sensibilizar a população para a necessidade de colocar máscaras e luvas no lixo doméstico

A Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS) lança uma campanha de sensibilização junto da população para a necessidade de colocar as máscaras e luvas (equipamento de proteção Covid-19) no lixo doméstico, permitindo proteger o oceano que está a ser invadido por este “novo lixo”. A campanha foi lançada a 19 de setembro no facebook da FPAS, no âmbito do Dia Internacional de Limpeza Costeira.

O contexto de pandemia que o mundo vive obriga à utilização diária de material de proteção individual que se materializa em máscaras, viseiras e luvas. E, segundo a FPAS, o caráter descartável do mesmo, obriga à sua “substituição diária” e a sua “utilização massiva”, formando um défice de como é descartado, tem-no transformado em “novo lixo”. Por esta razão, a FPAS leva a cabo uma campanha de sensibilização para alertar a população para a necessidade de colocar este “novo lixo” nos recipientes domésticos e para isso, desafiou vários atletas das modalidades de pesca submarina, mergulho e fotografia e vídeo subaquático, a participar na campanha que foi gravada em Sesimbra.

Paralelamente, a FPAS convida a população em geral e os praticantes de modalidades subaquáticas, a participar na criação de um observatório e a referenciar este tipo de lixo, se possível, através do envio de fotografias ou vídeos de máscaras e luvas que encontrem no oceano. Segundo a FPAS, através desta partilha, será possível ter um “conhecimento mais detalhado da presença deste “novo lixo” nos oceanos”, uma vez que esta referenciação deve ser acompanhada ainda de data e localização e ser enviada para o seguinte email: secretaria@fpas.pt.

No âmbito da responsabilidade social e com esta campanha, a FPAS reforça o seu compromisso na proteção dos oceanos e meios envolventes, assim como na garantia de segurança para a prática das atividades subaquáticas.