França vai contar com maior sistema de armazenamento de energia desde sempre

by Inês Gromicho | 21 Julho 2015 17:00

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, a ERDF e a Saft juntaram-se na criação de um projecto inovador – o Venteea – que consiste na implementação do maior sistema de armazenamento de energia, com recurso a baterias, realizado até à data em França. Localizado em Aube, tem como propósito “flexibilizar a produção de energia eólica contribuindo para a estabilidade da rede energética nacional”, lia-se em comunicado. .

A solução aplicada no projecto Venteea recorre a tecnologias inteligentes que se desenvolvem em dois níveis. Primeiro, na optimização da comunicação bidirecional com a rede que permite responder a todos os requisitos técnicos (tais como, níveis de tensão e períodos). Segundo, na possibilidade de previsão dos consumos e geração de eletricidade para o dia seguinte, contribuindo para o desenvolvimento de serviços à medida das necessidades da rede e dos clientes. Esta abordagem “multi-serviços” abre caminho para um novo modelo de negócio em que os custos de armazenamento são repartidos por diversos stakeholders, que beneficiam da nova tecnologia. O sistema de armazenamento Intensium® Max 2 MW/1.3 MWh, fornecido pela Saft, juntamente com a solução Energy Storage Box, desenvolvida pela Schneider Electric, vão ajudar à integração de energia renovável na rede e aumentar o seu contributo em futuras soluções na área da energia.

Este sistema inovador foi inaugurado em Chervey (Aube), no leste de França, e tem o apoio da Agência Francesa para a Gestão  Energética e Ambiental (ADEME).

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/franca-vai-contar-com-maior-sistema-de-armazenamento-de-energia-desde-sempre/