Freguesia de Cascais e Estoril decide abolir os plásticos nos seus serviços

by Inês Gromicho | 11 Abril 2018 14:57

A Freguesia de Cascais e Estoril vai abolir os plásticos nos seus serviços, nomeadamente as palhinhas, sacos ou garrafas. Para o efeito, a Junta acaba de assinar uma parceria com o Movimento Claro Cascais.

Pedro Morais Soares, presidente da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril, afirma que “é essencial que se produza uma mudança de atitude de todos nós relativamente à proteção do meio ambiente e a administração pública, nomeadamente a local, tem um papel importante nessa sensibilização”.

Acrescenta ainda que “é do conhecimento público que, em geral, um terço do lixo doméstico é composto por resíduos plásticos. Consideramos este valor preocupante, pelo que nos orgulhamos do passo que vamos dar relativamente á abolição dos plásticos nos nossos serviços”.

Esta iniciativa nasceu ainda de uma parceria com o Movimento Claro Cascais, um grupo criado por três estudantes cascalenses com o objetivo de sensibilizar a população de que progresso não deve ser sinónimo de violação ambiental. Este movimento inspirou-se numa campanha de sucesso, realizada em Cornwall, Inglaterra, que sensibiliza as populações para os danos que os plásticos descartáveis, em particular, as palhinhas, podem causar aos oceanos.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/freguesia-de-cascais-e-estoril-decide-abolir-os-plasticos-nos-seus-servicos/