FSC Internacional marca presença no Climate Change Leadership Summit

FSC Internacional marca presença no Climate Change Leadership Summit

Categoria Advisor, Agenda

De 5 a 7 de março, o Climate Change Leadership Summit vai reunir na Alfandega do Porto, alguns dos maiores especialistas sobre meio ambiente, para um debate sobre os desafios que a indústria do vinho enfrenta no que diz respeito às alterações climáticas.

Kim Carstense, diretor-geral do FSC Internacional, integra o painel de oradores convidados, apresentando “soluções para um consumo responsável de recursos florestais, no sector vitivinícola, através do uso de produtos certificados FSC”, refere a empresa em comunicado.

O compromisso com uma gestão florestal responsável pressupõe satisfazer os direitos sociais, ecológicos e económicos da presente geração, sem comprometer as gerações futuras, sendo a certificação FSC, a garantia para empresas e consumidores, de que os produtos que compram são provenientes de fontes responsáveis, e que apoiam a conservação dos espaços florestais, permitindo que o mercado seja um incentivo para uma melhor gestão florestal.

Quando pensamos numa garrafa de vinho, a ideia de proteger a floresta pode não estar subjacente, mas a verdade é que muitos dos seus componentes são de origem florestal. A rolha de cortiça, o rótulo em papel, a caixa em cartão ou madeira, ou até mesmo as barricas de carvalho onde ocorre a maturação do vinho, são produtos que provém da floresta e que devem ser objecto de uma garantia de proveniência sustentável.

O Climate Change Leadership Summit traz este ano a Portugal Al Gore, Prêmio Nobel e ex-vice-presidente dos EUA, pretende assim debater medidas positivas com impacto para as empresas e o meio ambiente, reforçando o Porto Protocol, um movimento corporativo e institucional voluntário, com enfoque no desenvolvimento de uma política ambiental sustentável.