FSC Portugal promoveu primeiro workshop de boas práticas em Leiria

 FSC Portugal promoveu primeiro workshop de boas práticas em Leiria

Categoria Ambiente, Florestas

O FSC Portugal organizou o primeiro workshop de boas práticas sobre técnicas de preparação de terreno. O evento realizou-se no dia 18 de março, no auditório da antiga escola primária de Santa Catarina da Serra, concelho de Leiria e contou com o apoio da União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça.

A principal motivação na dinamização daquele que será o primeiro de vários workshops de boas práticas florestais foi abordar de forma construtiva e operacional algumas das preocupações actuais da Direcção do FSC Portugal. O primeiro tema, técnicas de preparação de terreno, é um dos factores decisivos para o crescimento das plantas, acarretando frequentemente problemas de erosão, quando não executada de forma adequada ao terreno.

Estas jornadas pretenderam debater o tema das boas práticas de preparação de terreno, desde a adequação das técnicas, à morfologia dos terrenos, à redução dos impactes e custos das operações e contaram com a participação de mais 70 participantes, entre proprietários, prestadores de serviços florestais e representantes da indústria.

O formato do evento incluiu algumas apresentações sobre o tema, para melhor enquadramento das questões envolvidas e uma mesa redonda, onde se debateu as técnicas mais adequadas para preparar o terreno para arborizações, ao que se seguiu uma visita ao terreno, onde foi possível observar operações com maquinaria equipada com alfaias adequadas.

Carlos Tavares Ferreira, Presidente do FSC Portugal, mencionou “a sua grande satisfação com a elevada adesão dos participantes, referindo que esta é uma das importantes funções do FSC – criar espaços de debate imparcial, abertos a todas as Partes Interessadas, onde os aspectos técnicos possam ser discutidos nas suas vertentes ambientais, económicas e sociais, sendo a solução (ou soluções) identificada em conjunto”.