Funcionários da Câmara Municipal do Barreiro já fazem reciclagem de resíduos

Funcionários da Câmara Municipal do Barreiro já fazem reciclagem de resíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

No âmbito da campanha de reciclagem interna implementada pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB), teve início, a 10 de janeiro, a colocação de ecopontos em 19 instalações municipais. O vice presidente da CMB, João Pintassilgo, responsável pelas áreas de Higiene Urbana e Ambiente acompanhou a sua implementação. Esta estratégia envolveu um investimento total da autarquia de, aproximadamente, 8.000€ e de acordo com o vice-presidente “é uma medida revolucionária, no que diz respeito ao problema dos resíduos”.

Uma questão que “muita gente não se apercebe”, segundo explicou, mas que cada vez mais importa combater: “O mundo, Portugal e o Barreiro têm neste momento um duro combate pela frente, que é não só colocar os resíduos no local adequado, como procurar produzir menos. Os aterros têm um limite de capacidade e muitos em Portugal, nomeadamente o aterro para o qual vão os resíduos do Barreiro, está a atingir o seu limite. Importa por isso reduzir drasticamente a deposição em aterro, isto é, a redução dos resíduos indiferenciados. Temos que desviar desses o que lá púnhamos inadequadamente, seja papel, embalagens ou vidro”, defendeu.

A estreita colaboração com a Amarsul foi elogiada pelo vereador por a empresa ter feito um reforço na distribuído e localização dos ecopontos espalhados pelo concelho, assim como todo o trabalho levado a cabo pelos técnicos da CMB, neste processo importante de mudança de hábitos que contribuem para um melhor ambiente.

Pretende-se que os trabalhadores coloquem os resíduos que produzem no seu local de trabalho (papel/cartão, embalagens e resíduos orgânicos) nos respetivos ecopontos, dando assim, um valioso contributo para um melhor ambiente. Foram retirados os cestos de papéis junto das secretárias e áreas de circulação, substituindo-os por ecopontos. A substituição de copos de plástico para café, por copos de cartão, foi outra medida implementada.

O Município do Barreiro adquiriu 42 conjuntos de ecopontos para encaminhamento seletivo de embalagens, papel/cartão e resíduos orgânicos, para colocar em áreas de trabalho de todas as instalações, e mais seis conjuntos de ecopontos, em inox, que serão colocados em áreas abertas/de circulação ao público, como por exemplo nos Paços do Concelho, Divisão de Recursos Humanos, Balcões Únicos, Piscinas Municipais e Pavilhão Municipal Luís de Carvalho.