Fundação EDP e ENTRAJUDA distribuem 2.500 kits de eficiência energética
A Fundação EDP e a ENTRAJUDA vão distribuir, ao longo de janeiro, 2500 kits com o objetivo de apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em 14 concelhos das regiões do Grande Porto, Lisboa, Setúbal e Castelo Branco.
Estes kits serão entregues às famílias através de uma rede de proximidade de 38 instituições de apoio social, de forma a contribuir para a redução da pobreza energética através da promoção da literacia e da utilização racional de energia e de disseminar boas práticas no consumo de energia e de água.
Produzidos pela Fundação EDP, no âmbito do programa “Eficiência em Casa”, os kits foram montados com o envolvimento de voluntários do Grupo EDP e são compostos por um manual de boas práticas de utilização de energia em contexto doméstico, lâmpadas LED de baixo consumo, um redutor de caudal de água, uma extensão com interruptor e fita vedante para portas e janelas.
“A eficiência energética é uma ferramenta de justiça social. Com o projeto “Eficiência em Casa”, queremos apoiar famílias em situação de maior vulnerabilidade com soluções acessíveis e eficazes, que permitam reduzir consumos, aliviar encargos e promover hábitos mais sustentáveis. Trabalhamos em prol de uma transição energética que não deixa ninguém para trás e que atua junto das comunidades.”, salienta Martim Salgado, responsável global de investimento social da EDP e administrador da Fundação EDP.
Para Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, “Promover a eficiência energética em famílias de baixos rendimentos significa lutar contra a pobreza energética e, em sentido mais amplo, contra a pobreza geral. A parceria com a Fundação EDP tem sido determinante e gera um impacto mensurável. Para além da entrega dos kits, temos formado técnicos e dirigentes de IPSS num tema que muitos desconheciam, mas que se for integrado no atendimento social permite uma resposta integral a necessidades e carências diversas das famílias apoiadas.”
Desde 2022, a Fundação EDP tem vindo a reforçar o seu trabalho nesta área, tendo distribuído mais de cinco mil manuais de boas práticas a entidades sociais, que apoiam diretamente mais de 60 mil beneficiários. Paralelamente, foram já distribuídas mais de 7 500 brochuras em ações dirigidas a famílias vulneráveis, reforçando a sensibilização das comunidades para o combate à pobreza energética.