Fundação Galp desafia escolas: projetos de transição energética podem valer até 20 mil euros em painéis solares

A Galp volta a desafiar os alunos das escolas portuguesas para que coloquem a sua energia ao serviço da comunidade. A quarta edição do Prémio Energy Up tem as inscrições abertas até 12 de abril e convida as melhores iniciativas escolares em áreas como a eficiência energética ou a mobilidade sustentável a candidatarem-se a um prémio de até 20 mil euros para a instalação de painéis solares na escola vencedora.

O vencedor da edição 2022/23  foi o Centro de Educação e Desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, selecionado entre 65 candidaturas recebidas de todo o País com o projeto multidisciplinar Pina Manique Circular. Este, permitiu reduzir 35% no consumo de energia em contexto escolar através da instalação de 76 painéis fotovoltaicos, inaugurados esta semana na presença de representantes da Galp e da Fundação Galp, bem como dos parceiros desta iniciativa: a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Agência para a Energia (ADENE), a Direção Geral da Educação (DGE) e a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

A instalação destes painéis permitirá uma produção anual de energia estimada em 40MWh, uma poupança anual na ordem dos 10 mil euros e uma redução de emissões de CO2 de cerca de nove toneladas anuais, tendo em conta os consumos da instituição e o perfil de produção do seu comercializador de eletricidade.

O projeto Future Up, da Fundação Galp, sensibiliza as escolas portuguesas para os desafios da transição energética em duas vertentes: Aulas Energy Up, onde são disponibilizados aos professores e alunos vários conteúdos de capacitação, em formatos adaptados ao nível e ciclo de ensino; e Prémio Energy Up, que reconhece o compromisso das escolas que estão a acelerar a transição energética, tendo distinguido um total de 25 escolas nas três primeiras edições.

Além do Grande Prémio, que garante a instalação de painéis solares na escola vencedora, o Prémio Energy Up atribui prémios para os melhores projetos por nível de escolaridade (1.º CEB; 2.º/3.º CEB; Ensino Secundário/Profissional), no valor de dois mil euros para o 1.º lugar e de mil euros para o 2.º e 3.º lugar.