Fundo Ambiental disponibiliza 154 milhões de euros para 2017

Fundo Ambiental disponibiliza 154 milhões de euros para 2017

Para o ano de 2017 estão previstas verbas, para o apoio a novos projetos, no valor de 47 milhões de euros, de acordo com o despacho do Ministro do Ambiente que define as orientações estratégicas do Fundo Ambiental, já publicado em Diário da República.

Além disso, cerca de 32 milhões destinam-se a projetos definidos pelo Ministério do Ambiente, como o Plano Piloto da Peneda Gerês ou o novo sistema de bilhética do Andante, a implementar em 2017.

O Fundo prevê ainda cerca de 15 milhões de euros para financiar candidaturas em diversas áreas, nomeadamente, na aquisição de veículos elétricos pelos serviços ambientais municipais, o apoio à transição para uma economia circular ou a sensibilização ambiental.

O Fundo Ambiental, previsto no programa do XXI Governo Constitucional, funciona como instrumento de apoio ao investimento na área do Ambiente, garantindo assim o cumprimento dos objetivos assumidos a nível internacional em matéria de desenvolvimento sustentável e alterações climáticas.

Este fundo dispõe de um valor total de 154 milhões de euros e vem substituir o Fundo Português de Carbono, o Fundo de Intervenção Ambiental, o Fundo de Proteção dos Recurso Hídricos e o Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade.