Gaia adere à Semana Europeia da Mobilidade

Gaia adere à Semana Europeia da Mobilidade

O município de Vila Nova de Gaia vai participar na Semana Europeia da Mobilidade, que arrancou na última quarta-feira (dia 16). Em Gaia. o cartaz para estes dias consta de ações diversificadas, que neste caso se prolongam até ao dia 24, tendo como principal objetivo o debate sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em especial no que toca à utilização do automóvel particular, faz alusão o Vida Económica.

A Semana Europeia da Mobilidade realiza-se anualmente em toda a Europa e representa, segundo a autarquia de Gaia, “uma oportunidade para os cidadãos gozarem de um leque de atividades” dedicadas à mobilidade sustentável. “Como é sabido, a qualidade do ar das nossas cidades tem vindo a sofrer devido ao uso excessivo do automóvel. Para combater esse comportamento generalizado, pretende-se, através de várias iniciativas ao longo da semana, levar os cidadãos a refletir sobre a variedade de meios de transporte que têm à disposição e de que forma podem adaptar essa opção mais económica e mais saudável ao seu dia-a-dia”, remata a nota da câmara presidida por Eduardo Vítor Rodrigues.

Das iniciativas previstas, destaque para a campanha online de sensibilização para a condução sustentável (ao longo de toda a semana), um passeio noturno de bicicleta (hoje, dia 18), um pedipaper (amanhã, dia 19), o seminário “Mobilidade sustentável: um imperativo atual” (na segunda-feira, dia 21) ou o encerramento ao trânsito automóvel de algumas ruas, na terça-feira (dia 22), como forma de assinalar o Dia Europeu sem Carros.