Gaia assinala Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

Gaia assinala Semana Europeia de Prevenção de Resíduos

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a SUMA assinalam a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com ações de recolha e distribuição de utilidades através da Unidade Móvel Solidária REUTILÂNDIA®.

Entre 19 e 23 de novembro, a REUTILÂNDIA® recolherá objetos úteis de quem deles já não necessita, para que sejam disponibilizados a populações carenciadas. Móveis, eletrodomésticos, loiças, roupas, acessórios, calçado, carrinhos de bebé, brinquedos, livros, objetos de decoração e muitas outras coisas que ainda sejam reutilizáveis poderão ser trocadas por sorrisos nesta Unidade Móvel Solidária, que, pelo décimo ano consecutivo, vai pôr em prática o princípio da reutilização em Vila Nova de Gaia: voltar a usar, dando uma nova vida aos objetos entregues.

Para além de uma forte componente solidária, este projeto tem uma importante dimensão ambiental, ao promover a prevenção da produção de resíduos por via da reutilização. Através deste projeto, evita-se que objetos em bom estado e ainda com vida útil sejam descartados, com o consequente impacto na poupança de dinheiros públicos na gestão de resíduos.

Tendo iniciado o seu percurso solidário em 2008, esta unidade móvel já estabeleceu, em Vila Nova de Gaia, cerca de 44 mil contactos diretos, em 1.037 dias de intervenção, o que resultou em mais de 98 mil utilidades entregues.