Gaia e SUMA promovem acções de limpeza nas praias de Gaia

Gaia e SUMA promovem acções de limpeza nas praias de Gaia

“Criar repulsa pela quantidade de resíduos esquecidos e achados nas acções de limpeza das praias, bem como estimular os utilizadores a insurgirem-se contra comportamentos negligentes” é o principal objectivo da campanha de sensibilização ambiental “Esquecidos & Achados” que está a ser desenvolvida pela Câmara de Gaia em parceria com a Suma, e que irá realizar-se até 22 de Agosto, nas praias de Gaia.

 

Procurando mostrar que o abandono de pequenos lixos nas praias representa “um desrespeito pelos demais e pelo seu direito em usufruir de um espaço público limpo e salubre”, pretende-se que “a pressão social causada pelo exposição dos resíduos deixados no dia anterior – em espaços próprios confinados – cultive um perfil de heterofiscalização nos utilizadores”. “Se a perda de um objecto de valor provoca inquietação no proprietário, deixar para trás o lixo produzido produzirá inquietação naqueles que o encontrarem”, lia-se em comunicado da Suma.

 

As praias serão, ainda, intervencionadas por lixos ambulantes (os “extraviados”) que vão procurar os seus donos, mostrando-se infelizes por terem sido abandonados. Para prolongar o efeito da mensagem deixada pelos “extraviados”, serão distribuídos suportes de sensibilização lúdicos e utilitários (bolas de futebol, raquetes, tatuagens temporárias, cinzeiros de praia e bolsas impermeáveis), cuja acção de mobilização será reforçada por meios de grande divulgação, junto de colónias de férias, famílias, grupos e banhistas isolados.