Gaia incentiva habitantes à utilização de sacos de pão reutilizáveis

Gaia incentiva habitantes à utilização de sacos de pão reutilizáveis

O Município de Gaia já lançou a nova campanha que pretende reduzir o uso de sacos de utilização única, de plástico ou de papel, no simples ato de comprar pão. “Saquinho de pão com mais tradição” é a frase que ilustra os sacos de pão 100% ecológico, de pano, que começam a ser distribuídos por todas as 15 freguesias/uniões de freguesia do concelho.

Um simples gesto que pode ter um grande impacto ambiental num concelho com a dimensão de Vila Nova de Gaia. “Se cada um de nós for à padaria duzentas vezes por ano e usar um saco de pano, ao fim de 365 são menos duzentos sacos a poluir o planeta… Se multiplicarmos isto, por exemplo, por 150 mil pessoas que comprem pão duzentas vezes em 12 meses, serão menos 30 milhões de sacos de papel ou de plástico por ano!”, destaca o Município no comunicado.

A Câmara Municipal de Gaia, pretende, assim, contribuir para uma diminuição significativa da utilização de sacos de uso único, muitas vezes não recicláveis, mudando os hábitos dos gaienses nas idas diárias à padaria, o que poderá ainda desencadear outras rotinas mais amigas do ambiente. Neste contexto, esta campanha de sensibilização inclui a distribuição inicial de cerca de 20 mil sacos reutilizáveis a padarias – com a ajuda fundamental de cada uma das juntas/uniões de freguesia –, para que os ofereçam aos seus clientes. O objetivo é que, posteriormente, sejam as próprias padarias a adquirir estes sacos de pão e a distribui-los, contribuindo elas próprias para a adoção de hábitos e comportamentos de consciência ambiental.

Foto cedida pelo Município de Gaia