GAL Costeiro Litoral Norte abre candidaturas do MAR 2030 para dinamizar economia azul e valorização dos produtos do mar

Já se encontram abertas as candidaturas a dois novos avisos promovidos pelo GAL Costeiro do Litoral Norte, no âmbito do Programa MAR2030, que dizem respeito à inovação empresarial na economia azul e à valorização do pescado e dos circuitos curtos na região.

Do primeiro aviso, podem candidatar-se instituições de ensino superior, empresas e cooperativas, com projetos inovadores (incluindo investigação aplicada) em energias marítimas renováveis, construção e reparação naval e aquicultura, entre outros eixos de empreendedorismo e emprego.

O outro aviso, são beneficiários instituições de ensino superior, centros de investigação, autarquias, associações sem fins lucrativos, cooperativas e empresas (setor público ou privado), para a valorização dos produtos da pesca, introdução de pescado em cadeias locais, circuitos curtos de comercialização e desenvolvimento de novos produtos a partir de espécies menos valorizadas.

Ambos os avisos abrangem o território de intervenção do GAL Costeiro Litoral Norte, que inclui freguesias litorâneas e estuarinas dos concelhos de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de abril de 2026.