Galp explora petróleo no mar de São Tomé e Príncipe

by Inês Gromicho | 27 Outubro 2015 12:22

A Galp Energia vai iniciar a exploração de petróleo ao largo de São Tomé e Príncipe, depois de chegar a acordo com o governo do país. A petrolífera portuguesa, em parceria com a Kosmos Energy, vai começar a explorar o bloco 6, no offshore das ilhas.

A exploração encontra-se na zona económica exclusiva do país em profundidades de água até 2500 metros e expande-se por uma área de mais de cinco mil quilómetros quadrados. A Galp Energia terá uma participação de 45% do bloco 6, sendo que a Kosmos Energy fica com 45% na operação e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), em representação do Governo, fica com a participação dos restantes 10%.

Em conjunto com os seus parceiros, a Galp compromete-se a realizar atividades de exploração, incluindo aquisição sísmica, durante os quatro anos da primeira fase do período exploratório. Esta aquisição permite à empresa portuguesa o acesso como operadora a uma área de fronteira, numa nova geografia, enquanto mantém uma posição financeira sólida.

Em comunicado, a Galp Energia refere que continua focada em executar os seus projetos de desenvolvimento de classe mundial, “especialmente no Brasil e em Moçambique”, “mantendo um portefólio diversificado de exploração e de avaliação que assegure um nível de produção sustentável na década de 2020”.

 

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/galp-explora-petroleo-no-mar-de-sao-tome-e-principe/