Galp implementa medidas de apoio ao combate ao Covid-19

Galp implementa medidas de apoio ao combate ao Covid-19

A Galp desenvolveu em articulação com várias entidades nacionais, entre as quais a DGS, o INEM e hospitais doServiço Nacional de Saúde (SNS), um pacote de medidas de apoio para contribuir para o combate ao Covid-19.

No imediato, a Galp e a Fundação vão disponibilizar “29 ventiladores a hospitais do SNS, sendo que “os primeiros oito serão entregues hoje e os restantes no decurso da próxima semana, de acordo com as necessidades mais prementes dos hospitais”, pode ler-se no comunicado enviado às redações pela empresa.

De acordo com a Galp, em resultado da escassez deste tipo de equipamentos, os ventiladores são de “diversas tipologias, mas todos devidamente homologados com a certificação CE, para utilização imediata”.

Apoio a veículos de socorro do INEM

A Galp informa ainda que disponibilizou “apoio em combustível aos veículos” do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), incluindo as “ambulâncias que transportam doentes infetados, como as viaturas das equipas que se têm multiplicado nas deslocações para recolha domiciliária de amostras para análise”.

Ao mesmo tempo que dá resposta a este acréscimo de missões resultantes da pandemia do COVID-19, o INEM continua a assegurar diariamente o funcionamento de serviços essenciais à população, como é o caso da emergência médica pré-hospitalar. Motociclos, ambulâncias, unidades móveis de intervenção psicológica, viaturas médicas, viaturas de intervenção em catástrofe e helicópteros do INEM mantêm a sua operacionalidade, envolvendo centenas de equipas todos os dias, visando assegurar o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica e a resposta às vítimas de acidente ou doença súbita.

Pacote de apoio energético a IPSS

A Fundação Galp e a Galp estão a trabalhar num pacote de apoio energético para mais de 500 IPSS suas clientes. A empresa suportará um mês de consumo de eletricidade e gás natural a ser ativado no período que a instituição achar adequada.

Cedência de espaço de media à DGS

A Galp cedeu igualmente o seu próprio espaço publicitário à Direção Geral de Saúde para divulgação das mensagens de prevenção à escala nacional relativas ao COVID-19. Trata-se de espaço de exterior, num total de mais de 2.500 posições da JC Decaux e da Cemark. Para além do espaço em exterior, a Galp disponibilizou também espaço no canal digital num conjunto de sites de referência num total de 346.222 impressões. A campanha tem início hoje, dia 20, e decorrerá até 31 de março.

Ponto de situação operacional – Mobilidade Galp:

  • Rede de postos a funcionar praticamente na totalidade e sem constrangimentos de abastecimento;
  • Lojas com stock reforçado, adaptado às atuais circunstâncias e pagamentos na caixa exterior/postigo nas lojas onde existem;
  • Incentivo ao pagamento eletrónico nos terminais das bombas ou via Mbway/contactless, sempre que possível;
  • Reforço de higienização e limpeza, incluindo terminais de pagamento eletrónico disponíveis;
  • Lavagem frequente de mãos dos colaboradores e disponibilização de álcool gel para utilização frequente;
  • Incentivo à distância de segurança de dois metros entre clientes;
  • Rede de Gás de Garrafa (GPL) operacional com entrega ao domicílio com reforço da higienização dos colaboradores e da distância de segurança de clientes.

Ponto de situação operacional – Energia Galp:

  • A Galp não efetua cortes de fornecimentos em contexto de pandemia;
  • As lojas (eletricidade e gás) encontram-se encerradas, estando disponíveis os canais digitais
    de apoio ao cliente;
  • Incentivo aos clientes para usarem a linha automática de receção de leituras 800 500 212 gratuita e disponível 24h por dias podendo ainda introduzir as leituras através do assistente virtual no site casa.galp.pt;
  • Recomendamos o recurso ao portal casa.galp.pt para tratar dos pedidos.