Galp reforça a transição para um futuro energético sustentável com investimento no fundo Energy Impact Partners

A Galp selecionou a plataforma Energy Impact Partners (EIP) para reforçar o seu objetivo de acelerar a transição para um futuro energético sustentável. Neste âmbito, a Galp será a única operadora energética na Península Ibérica a ter pleno acesso, durante um período de exclusividade de cinco anos, a uma rede que reúne os intervenientes mais relevantes na transição energética nas áreas da energia, tecnologia e mobilidade, com um grande foco nas empresas scale-up.

O acordo prevê que a Galp investirá até 20 milhões de euros nos próximos cinco anos na plataforma EIP, garantindo assim o acesso privilegiado ao know-how, conhecimento do mercado, fluxo de negócios e análise das tendências disponibilizadas pelos parceiros EIP em todo o mundo. Conforme anunciado anteriormente, a Galp está empenhada em desenvolver um portfólio de produção sustentável de energia renovável, com 10 a 15% do investimento do Grupo a ser alocado para as energias renováveis, e para captar oportunidades de novos negócios que possam ser ampliados.

Susana Quintana-Plaza, administradora executiva da Galp com o pelouro das energias renováveis e novos negócios, destaca que “enquanto parceiros estratégicos do EIP, teremos acesso imediato à melhor visão global de potenciais scale-ups nos campos da energia, da mobilidade e da indústria, de forma a colocar as suas soluções ao serviço dos nossos clientes e dos nossos processos”. “Investir nesta rede representa um passo sólido para a aceleração da inovação energética e para abordar o desenvolvimento de futuros negócios competitivos alinhados com a transição energética.”

Operações inteligentes, eletrificação, distribuição de recursos energéticos, mobilidade, cibersegurança, casas, cidades e edifícios inteligentes são os eixos fundamentais de transformação nos quais a EIP se centra, o que traduz uma forte consonância com a estratégia e o âmbito de atuação da Galp. Com este investimento, a Galp vai juntar-se a 28 parceiros estratégicos da coligação EIP — incluindo empresas como a Microsoft, Enterprise Holdings, EWE, Fortrum, Southern Company, Xcel Energy, Fortis, Alliant Energy e MGE –, focados na identificação e adoção de soluções tecnológicas inovadoras para enfrentar os desafios climáticos.

Este investimento no fundo europeu EIP ocorre após a criação da Up – Upcoming Energies, uma nova unidade da Galp com sede em Lisboa e focada, sobretudo, na procura de soluções para os eixos de transição energética, de mobilidade, de economia digital e circular. Criada com o objetivo de abrir as portas da Galp ao ecossistema de inovação global, a UP – Upcoming Energies pretende criar um núcleo de ideias e novos projetos à escala internacional.