Ganhos da EDP no défice tarifário levam corte

Ganhos da EDP no défice tarifário levam corte

Categoria Ambiente, Energia

O Governo vai rever os custos que os consumidores portugueses pagam pela dívida tarifária do setor elétrico. Segundo o Expresso, o objetivo é baixar a taxa de juro que a EDP recebe sempre que há custos do sistema elétrico que são deferidos para o futuro, gerando défices tarifários.

“Vamos tomar todas as providências para que os consumidores não continuem a pagar taxas de remuneração de 7% ou 6%. É verdade que essas taxas têm vindo a crescer, mas mesmo assim entendemos que pode haver um ganho efetivo para os consumidores portugueses”, afirmou o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

“A questão do défice tarifário no setor elétrico é um problema sério, que é conhecido da generalidade dos portugueses e afeta muito todas as medidas que se possam tomar no setor. Esse é um dossiê sem dúvida difícil”, reconheceu.

A Secretaria de Estado da Energia vai ter um grupo de trabalho para analisar o custo da dívida tarifária e tentar definir uma taxa de juro mais baixa para as próximas tranches de custos que entrem no “bolo” da dívida tarifária. A mudança da remuneração “vale milhões”, garantiu Jorge Seguro Sanches.