#Gastemenosemenergia chegou a milhares de portugueses com mensagens de poupança energética

#Gastemenosemenergia chegou a milhares de portugueses com mensagens de poupança energética

Gastar menos em energia e ajudar a proteger o ambiente são preocupações de todos. A Comissão Europeia, através da iniciativa #Gastemenosemenergia, encorajou os portugueses a aprender e a agir para poupar energia com algumas sugestões simples. 4300 portugueses visitaram a exposição interativa de energia em Lisboa e no Porto quando a iniciativa foi lançada, em setembro. Desde então, 61.241 pessoas visitaram o website da iniciativa.

A iniciativa teve um acolhimento muito positivo por parte quer de parceiros nacionais quer dos cidadãos. Muitos já começaram a mudar o seu comportamento: “É ótimo saber como podemos poupar dinheiro e contribuir para um ambiente melhor com mudanças tão simples”, disse Sandra Oliveira, professora em Lisboa. “As sugestões simples e divertidas desta iniciativa levaram-nos a instalar interruptores nas tomadas em todos os equipamentos na casa e a isolar melhor as janelas e as portas, melhorando o conforto e contribuindo para uma fatura energética mais baixa.”

Rita Ferro Alvim, blogger, embaixadora da iniciativa e mãe de três filhos, também abraçou esta mudança e integrou sugestões simples de poupança energética na sua rotina diária. “Acredito que a mudança começa em casa, por isso assim que soubemos desta iniciativa, começámos a seguir as sugestões simples, como desligar os equipamentos quando não os estamos a utilizar, desligar as luzes quando saímos dos quartos e otimizar a utilização da água. Fazemos esta atividade como um jogo em família, não uma obrigação, pelo que mudamos em conjunto.”

Milhares de outros portugueses estiveram em contacto com esta iniciativa e, de acordo com um inquérito efetuado durante a exposição interativa de energia em Lisboa e no Porto, uma esmagadora maioria dos visitantes (mais de 90%) afirmaram estar disponíveis para fazer pequenas alterações na sua rotina diária para poupar energia e proteger o ambiente.

Novos materiais educativos permitem amplificar o alcance da iniciativa

Para além da exposição interativa itinerante, a iniciativa contou com inúmeras atividades digitais e mediáticas. Para ir ao encontro do público em idade escolar, a Comissão Europeia preparou um conjunto de materiais educativos digitais como uma ajuda adicional para professores e pais que queiram falar com estudantes sobre eficiência energética ou o consumo responsável de recursos. Os materiais disponíveis incluem uma apresentação em PowerPoint, uma banda desenhada e um infográfico que apresentam sugestões de eficiência energética.