GEOTA assinala Dia Internacional da Biodiversidade com debate ambiental

GEOTA assinala Dia Internacional da Biodiversidade com debate ambiental

Categoria Advisor, Agenda

O GEOTA (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), está a promover um ciclo de “Mesas redondas à volta da Terra”, através da realização de vários debates e conferências, para promover a discussão e consciencialização sobre temas ambientais, tais como os recursos hídricos e a poluição. O primeiro acontece no próximo dia 28 de maio, segundo uma nota de agenda.

No âmbito do “Dia Internacional da Biodiversidade” que se assinala a 22 de maio, o GEOTA procura assim sensibilizar a sociedade para a preservação do ambiente que se encontra cada vez mais ameaçado por ações humanas, pondo em causa a sobrevivência de inúmeras espécies.

“O objetivo desta iniciativa é promover a literacia ambiental, através do debate público de temas ambientais relevantes que têm vindo a marcar a atualidade ambiental dos últimos meses, em Portugal”, explica João Dias Coelho, presidente do GEOTA.

O evento contará com a realização de dois painéis que incluem apresentações e debates. No primeiro painel, da parte da manhã, as temáticas vão incluir a produção hidroelétrica e estratégias energéticas alternativas, o abastecimento hidroagrícola e alternativas ao regadio, a evolução na gestão dos recursos hídricos, a preservação e restauro de ecossistemas de água doce e também a remoção de barreiras que impedem o fluxo natural dos rios. Já o segundo painel, na parte da tarde, abordará temas como a origem do lixo marinho, particularmente fontes terrestres e marinhas, poluição marinha, literacia e cidadania para o oceano, estuários e oceanos, assim como a biocontaminação e a bioacumulação.

A estrutura de cada sessão conta com a participação de um keynote speaker, tais como Carlos Mineiro Aires, bastonário da Ordem dos Engenheiros e Paula Sobral, bióloga e professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, para uma intervenção de fundo, seguida de comentários curtos em forma de mesa-redonda com a participação de especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas e um período de perguntas e respostas dos participantes.

As inscrições para o evento já se encontram abertas, são gratuitas e requerem apenas o preenchimento de um formulário online. Existirá apenas um custo associado de 10 euros por sessão para os professores que desejem obter a acreditação da sua participação como ação de formação. Após a confirmação da inscrição, será enviada uma ligação ZOOM para que todos os participantes possam aceder aos debates.