GEOTA promove ação educativa sobre biodiversidade na Reserva Natural Paul de Tornada

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), promove, com o apoio da Associação PATO e em parceria com a Reserva Natural Local Paul de Tornada, a segunda edição de um Bioblitz, a acontecer na Reserva, nos dias 24 e 25 de setembro. Estão ação faz parte da iniciativa “Biocidadãos – À descoberta do Paul de Tornada”.

Ao contrário de um inventário científico, que é limitado a biólogos e outros investigadores, um Bioblitz pretende ser uma “inventariação de espécies de plantas e animais, feita com a participação e interação do público”, explica o GEOTA, numa nota.

O objetivo é dar a conhecer a fauna e a flora do Paul de Tornada, ao longo das atividades que vão decorrer. Com esta iniciativa, o GEOTA pretende “promover a aprendizagem e sensibilização para a biodiversidade da Reserva junto do público em geral”.

“Consideramos que esta atividade é uma forma dinâmica e interativa de dar a conhecer os seres vivos do Paul de Tornada, sensibilizando os participantes para a sua proteção e conservação. Após o sucesso da primeira edição, incentivamos a que todos participem nesta segunda edição do Bioblitz, numa altura em que cada vez mais devemos promover a conservação da biodiversidade” afirma Teresa Lemos, colaboradora do GEOTA na Reserva Natural Local do Paul de Tornada.

O Bioblitz vai contar com a participação de investigadores e naturalistas que irão realizar atividades de captura e/ou observação, sendo responsáveis pela identificação das espécies e respetivas saídas de campo.

A entrada é livre e adequada para todas as idades. As inscrições para escolas deverão ser feitas aqui e para o público geral, aqui.