Gerador e ZERO juntas em projeto que une a cultura e o ambiente

Gerador e ZERO juntas em projeto que une a cultura e o ambiente

O Gerador – plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação – anuncia um novo segmento de atividade focado na sustentabilidade. O projeto ‘Sobressalto’, em parceria com a Associação ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável), vai publicar gratuitamente ferramentas e recursos de consulta para a criação artística sustentável, e criar áreas de conteúdo editorial e formação totalmente dedicadas à sustentabilidade.

O “Sobressalto” é um projeto de longo-prazo, que se propõe afirmar o papel do setor cultural nas questões de sustentabilidade através de duas dimensões: “primeiro, partilhando um conjunto de ferramentas e recursos que apoiem os agentes culturais numa transição ambiental; e segundo, através de um conjunto de campanhas regulares que juntem os protagonistas da cultura para sensibilização da população portuguesa”, pode ler-se no comunicado da ZERO.

Para o presidente do Gerador, Tiago Sigorelho, “a cultura deve ter um papel crítico na sensibilização ambiental. Tanto na forma de se reinventar no seu dia-a-dia, como no que pode inspirar a sociedade. O Sobressalto é o projeto que pretende ajudar a fazer essa transição gradual, fornecendo ferramentas e promovendo reflexões e debates junto do ecossistema cultural”.

No site do Gerador, na área dedicada ao “Sobressalto”, a plataforma vai lançar progressivamente de forma gratuita ferramentas, recursos e recomendações de consulta para a criação artística sustentável, com o objetivo de apoiar a comunidade cultural para uma transição verde, tanto no comportamento das entidades culturais como individual. Estes recursos traduzem-se em guias de boas práticas para várias atividades artísticas, do teatro às artes plásticas, que vão ser atualizados continuamente com nova informação.

“A cultura sempre fez parte das áreas de intervenção que julgamos importante abordar no contexto da sustentabilidade. O Sobressalto é uma plataforma que vai permitir a reunião de recomendações e boas práticas para esta área, bem como fornecer, progressivamente, instrumentos que apoiem na evolução para um caminho mais ambientalmente responsável.”, conta Francisco Ferreira, Presidente da ZERO.

A própria redação do Gerador passará a ter a sustentabilidade como um tema central no conteúdo que produzem para o site e revista. O número 33 da Revista Gerador, neste momento nas bancas, impresso em papel reciclado e com uma ilustração de capa do artista Aka Corleone, é dedicado a esta questão: “Como é que a cultura pode dar as mãos à sustentabilidade?”

A Academia Gerador, um espaço de ensino com cursos vocacionados para a comunidade cultural e artística, vai também apresentar, integrado no Sobressalto, formações dedicadas a temas em torno da sustentabilidade.

O “Sobressalto” é um projeto que começa agora, mas que continuará ao longo dos próximos anos. Entre os próximos passos, ainda em 2021, está a criação de um medidor de impacto ambiental, um gabinete técnico capaz de aconselhar de forma personalizada as entidades e espaços culturais nesta transição ambiental e uma campanha nacional de consciencialização sobre a importância da sustentabilidade e do ambiente.