Girafa-de-angola nasce no Jardim Zoológico de Lisboa com 1,90m de altura

by Inês Gromicho | 1 Fevereiro 2018 12:40

É uma Girafa-de-angola, nasceu com quase 1,90 m de altura e já pode ser visitada no Jardim Zoológico de Lisboa.

Em comunicado, o Jardim Zoológico refere que “a cria nasceu no dia 16 de novembro de 2017, depois de uma gestação de 15 meses. Os tratadores atentos, presentes no local para garantir que todo o processo decorria sem incidentes captaram imagens fascinantes que permitem rever o seu nascimento e os primeiros passos. Depois de alguns dias em que se manteve só com a progenitora foi contactando com o restante grupo, o que permitiu uma mútua adaptação. A pequena Girafa-de-angola pode agora ser observada junto aos restantes elementos da sua espécie, a explorar, com curiosidade, os recantos da sua instalação”.

Originária das savanas e zonas áridas arborizadas de toda a África Subsariana, a Girafa é o animal mais alto do Mundo, podendo atingir 5,5m de altura. Caraterizada pelo seu pescoço longo, que lhe possibilita procurar alimento em ramagens muito altas, e pela sua língua comprida e azulada, cujo revestimento de queratina a protege dos espinhos das acácias, possui dois cornos curtos, cobertos de pele e pelo, que crescem lentamente ao longo da sua vida.

O declínio da Girafa-de-angola no habitat, levou a que a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) a classifique atualmente como “Vulnerável”. A população total de Girafas na natureza está em declínio sobretudo devido à caça e à perda do habitat, onde já se fazem sentir consequências das alterações climáticas.

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/girafa-de-angola-nasce-no-jardim-zoologico-de-lisboa-com-190m-de-altura/