Goldenergy regista lucros em 2019 e prevê investir 10 milhões nos próximos 5 anos

Goldenergy regista lucros em 2019 e prevê investir 10 milhões nos próximos 5 anos

Categoria Advisor, Empresas

A Goldenergy, empresa portuguesa que comercializa energia 100% verde e que é atualmente a 5.ª maior comercializadora de eletricidade a clientes domésticos em Portugal, fechou o ano 2019 com lucro de 200 mil euros, apesar de uma descida da faturação, devido à baixa de preços a que a empresa procedeu no ano passado. Entre 2018 e 2019 a faturação da Goldenergy desceu de 108 milhões de euros para 105 milhões de euros.

“A Goldenergy tem no seu ADN a oferta de preços competitivos e, nesse sentido, em 2019 baixamos os preços das nossas tarifas, o que se refletiu na descida da faturação. Mas o nosso compromisso é continuar a oferecer tarifas mais baixas aos portugueses, sempre que as condições do mercado internacional de energia o permitam”, explica Miguel Checa, diretor geral da Goldenergy.

A empresa energética aumentou 5% o número de clientes em 2019 e conta hoje com cerca de 250 mil clientes. A Goldenergy tem atualmente uma quota de mercado na eletricidade de 2% e no mercado do Gás Natural uma quota de mercado de 13%, mas o objetivo é crescer, aumentando a quota de mercado e nos próximos dois anos ter 500 mil clientes, com especial foco na eletricidade, onde a Goldenergy está a crescer atualmente a um ritmo de mais de 400 contratos novos por dia.

Os novos contratos estão a ser obtidos por um lado via telefone e online, mas também por contacto direto na rede de lojas da empresa e muitos clientes aderem após recomendação de outros clientes. Com escritórios em Vila Real (sede); Lisboa e Porto, a Goldenergy, para garantir uma maior proximidade aos portugueses, prevê finalizar 2020 com uma rede de 50 lojas.

Miguel Checa afirma que os portugueses já perceberam que com a Goldenergy “a mudança de empresa de energia elétrica é um processo simples, sem burocracia, que se pode fazer sozinho no site ou por telefone em menos de 10 minutos. Que ao mudar não há risco de ficar sem fornecimento e que com a Goldenergy se pode ter um preço mais baixo e ao mesmo tempo um serviço de excelente qualidade”.

Investir 10 milhões de euros em cinco anos

O investimento previsto da Goldenergy para os próximos 5 anos é de mais de 10 milhões de euros, sobretudo na área da Digitalização (onde já foram investidos dois milhões de euros no último ano), tendo como objetivo desenvolver na empresa de Vila Real, onde trabalham profissionais de muita qualidade, uma plataforma digital que permita crescer em Portugal e, uma vez consolidada, pensar na internacionalização, sendo Espanha o mercado natural para o início da presença internacional da Goldenergy.

A Goldenergy, detida pela suíça Axpo, oferecendo um serviço de qualidade a nível da melhor tradição suíça, caracteriza-se por oferecer energia 100%, adquirindo certificados de origem exclusivamente de produtores 100% renováveis para garantir a origem da sua eletricidade. Para manter os consumidores informados sobre a origem da energia que contratam a empresa criou recentemente um rótulo verde, a incluir nas faturas, com a indicação de qual a origem da energia que os consumidores estão a contratar à Goldenergy.

Foto de Miguel Checa, diretor geral da Goldenergy