Gondomar distribui dois mil mini-bags com identificador eletrónico, no âmbito da Recolha Seletiva de Resíduos Verdes

Gondomar distribui dois mil mini-bags com identificador eletrónico, no âmbito da Recolha Seletiva de Resíduos Verdes

Categoria Ambiente, Resíduos

O município de Gondomar iniciou a distribuição gratuita de dois mil mini-bags com identificador eletrónico, no âmbito da Recolha Seletiva de Resíduos Verdes. Esta iniciativa, em parceria com a LIPOR, surge no decorrer da promoção da recolha gratuita de Resíduos Verdes, através de serviços de recolha porta-a-porta a pedido ou em sistemas de proximidade.

A iniciativa destina-se a munícipes que residam em casas com jardim, em zonas previamente identificadas, tendo como principal objetivo o incentivo à separação, de forma simples e cómoda, dos resíduos de jardim, designados “Resíduos Verdes”. Os moradores devem acondicionar estes resíduos no saco reutilizável e solicitar, gratuitamente, a recolha seletiva através do Serviço de Recolha a pedido disponibilizado pelo município, lê-se no comunicado.

Em 2020, o município tinha já distribuído cerca de 2.100 mini-bags, dessa vez sem identificador eletrónico. Agora, estes novos equipamentos com identificador eletrónico RFID de ultra frequência permitirão ao município efetuar a gestão e monitorização das recolhas de forma automatizada, possibilitando otimizar os serviços disponibilizados ao cidadão.

Em Gondomar, a Recolha Seletiva de Resíduos Verdes permitiu encaminhar – só em 2020 – mais de 3 mil toneladas de Resíduos Verdes para valorização orgânica, permitindo a sua transformação e a produção de um adubo natural de alta qualidade: o NUTRIMAIS.

Os residentes de Gondomar que tenham jardim podem participar na Recolha Seletiva de Resíduos Verdes, agendando a recolha através do Serviço de Recolha a Pedido  (800 200 129) ou entregando nos Ecocentros / equipamentos de via pública disponibilizados no concelho e dedicados ao efeito.