Goodyear exibe pneus com tecnologias futuristas no Salão de Tokio 2015

Goodyear exibe pneus com tecnologias futuristas no Salão de Tokio 2015

A Goodyear, uma das principais companhias fabricantes de pneus, exibe hoje no Salão do Automóvel de Tokio dois protótipos futuristas que ajudaram a enfrentar os desafios da mobilidade, um dos temas em destaque neste evento.

Os investigadores de mercado da Goodyear continuam a apresentar desafios constantes aos engenheiros da empresa com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para pneus que respondam não só aos consumidores, como também representem uma ajuda para dar resposta aos desafios do futuro em relação à mobilidade.

Por um lado, o BH30 pode transformar o calor e pressão gerados durante a rodagem do pneu em energia elétrica para recarregar as baterias dos automóveis. O pneu gera eletricidade graças à ação dos materiais termelétricos e piezoelétricos. O material termelétrico transforma o calor gerado durante a rodagem, enquanto o material piezoelétrico transforma a pressão que se cria pela deformação da estrutura. Tendo em conta que a procura pelos carros elétricos tem vindo a crescer, esta tecnologia poderá contribuir de maneira significativa para fazer frente aos desafios do futuro da mobilidade.

Por outro lado, a Goodyear exibe o protótipo de pneu Triple Tube que pode ajustar a pressão do pneu cheio às condições que mudam na estrada, com o objetivo de oferecer aos seus condutores novos níveis de prestação e versatilidade. No futuro, esta tecnologia poderá ser utilizada para automóveis autónomos e permitir ao pneu adotar a forma que precisa antes de fazer uma curva.

“Uma das nossas prioridades é desenvolver produtos que ajudem a enfrentar os desafios que nos apresenta o futuro da mobilidade como congestionamento do trânsito, sustentabilidade, contaminação urbana, interconetividade, crescimento demográfico e segurança rodoviária”, declarou Joe Zekoski, vice- presidente e diretor técnico da Goodyear. “Os nossos produtos vão integrar-se ainda mais com os veículos e consumidores, e serão mais respeitadores com o meio ambiente e versáteis, ao aplicar o pensamento inovador nos nossos protótipos que exibimos este ano no Salão Automóvel de Tokio”, acrescentou.

Apesar de nenhum destes protótipos de pneus chegar ao mercado num futuro próximo, desenvolvê-los é uma parte “essencial” da estratégia de inovação da Goodyear, que leva as equipas de investigação e desenvolvimento da empresa a ver “mais à frente” com o pensamento de mercado. Estes dois protótipos de pneus têm sido desenvolvidos por engenheiros no Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo e foram concebidos para “formar parte do pensamento inovador da empresa”, adianta a organização em comunicado.