GoParity assegura financiamento a maior projeto de crowdfunding de energia em Portugal

GoParity assegura financiamento a maior projeto de crowdfunding de energia em Portugal

Mais de 230 investidores utilizaram a primeira plataforma de investimentos sustentáveis em Portugal, que consegue angariar 275 mil euros no maior projeto alguma vez mobilizado, contribuindo para que a Cerâmica de Pegões se mantenha a mais sustentável cerâmica a nível energético.

Foi concluída com sucesso a campanha de financiamento do maior projeto de crowdfunding de energia alguma vez promovido em Portugal, angariando um valor total de 275 mil euros. Este foi também o primeiro projeto de colaboração entre uma plataforma de financiamento colaborativo, a GoParity, e uma multinacional financeira, a GRENKE. Aquela que é uma das maiores multinacionais financeiras alemãs, cofinanciou o projeto com 100 mil euros, contribuindo para a aceleração da sua implementação.

Com este projeto, a Cerâmica de Pegões irá produzir cerca de 410 MWh, equivalente ao consumo anual de 100 famílias portuguesas continuando a percorrer o seu caminho pela eficiência energética através da instalação de um sistema solar fotovoltaico de 250 kW para consumo próprio. Serão 180 toneladas de CO2 evitadas por ano pela cerâmica, que fará, desta forma, a diferença na sua região e no planeta.

É longo o caminho da Cerâmica de Pegões, empresa com mais de 60 anos de atividade, pela eficiência energética. Há cerca de 12 anos atrás, a empresa familiar instalou uma caldeira de biomassa que ajudou a reduzir os custos, tornando-a mais competitiva e menos dependente dos preços do petróleo. Com a instalação do sistema solar fotovoltaico, a Cerâmica de Pegões conseguirá ser ainda mais competitiva e independente das variações de preços da eletricidade.

Nuno Brito Jorge, cofundador da GoParity, conclui que este projeto: “Foi um desafio e vê-lo financiado mostra-nos mais uma vez que a eficiência energética é um caminho a percorrer no futuro e que as pessoas estão disponíveis e interessadas em fazer parte dele. Esperamos e ambicionamos ver mais empresas, seja qual for a sua dimensão e história, a aderirem a este tipo de projetos.”

Qualquer cidadão poderá ver as suas poupanças a serem rentabilizadas, apoiando os projetos sustentáveis da GoParity a partir de 50 euros. Poderá saber mais em www.goparity.com.