A Goparity, plataforma de finanças éticas, lançou uma nova campanha de crowdlending juntamente com a Azores Wine Company, empresa que se dedica à produção e promoção dos vinhos vulcânicos da ilha do Pico, no arquipélago dos Açores.
A campanha pretende angariar 275.500 euros para financiar a atividade da empresa, nomeadamente a recuperação das castas autóctones dos Açores, tais como o Terrantez do Pico – casta que há poucos anos estava em vias de extinção –, o Arinto dos Açores, o Verdelho, o Saborinho, o Bastardo, o MAlvarisco e o Boal.
Ao longo dos anos, a Azores Wine Company tem vindo a investir na sustentabilidade da vinicultura, implementando práticas de produção biológica que expressam a singularidade das vinhas do Pico e respeitam a preservação do equilíbrio do ecossistema. Em 2023, foi reconhecida pela Wine & Spirits como uma das 100 melhores adegas do mundo, e em 2025 destacada pelo Financial Times como um dos produtores a seguir (“Producers to look out for”). Com a ajuda da comunidade de investidores da Goparity, o objetivo é promover, assim, a conservação do património cultural, a produção sustentável dos vinhos e o turismo responsável.
“É com enorme orgulho que abrimos a primeira campanha de financiamento colaborativo para um projeto nos Açores. Na Goparity, queremos fazer com que o investimento na agricultura sustentável seja cada vez mais atrativo e impactante em todas as regiões do país. Ao lado da Azores Wine Company, apoiamos a preservação de um património nacional único e incentivamos uma produção biológica que cria oportunidades sustentáveis para a comunidade local”, afirma Nuno Brito Jorge, cofundador e CEO da Goparity.
António Maçanita, fundador da Azores Wine Company acrescenta: “Nos Açores, todos os desafios têm um grau de dificuldade acrescido! Na ilha do Pico, a viticultura é uma das mais exigentes do planeta. As vinhas crescem nas fendas da rocha vulcânica, por entre muros de pedra, num solo de lava que desafia a própria definição de solo, sujeitas a um clima húmido propício à propagação de doenças e bem próximas do mar, o que por vezes pode queimar as culturas. Mas é nas dificuldades que o Homem se supera, e destas vinhas nascem vinhos extraordinários, de classe mundial! A nossa missão é resgatar um passado glorioso dos vinhos Pico, e trazer de volta castas quase desaparecidas. A última década trouxe muito reconhecimento aos vinhos dos Açores, mas há ainda imenso por fazer. Queremos continuar a contribuir para uma transformação social e económica, devolvendo à ilha do Pico notoriedade a par da preservação de uma Paisagem e Cultura da Vinha e do Vinho que é Património Mundial da Humanidade”.
Os interessados em investir no projeto podem fazê-lo através da plataforma da Goparity, com investimentos a partir dos cinco euros, que renderão juros anuais de 5,6%, pagos trimestralmente durante 6 anos.