Gotazul: A solução para uma maior poupança da água da piscina

Gotazul: A solução para uma maior poupança da água da piscina

Categoria Advisor, Empresas

O Catalisador de cianúrico e águas verdes – PM-420 Actibon – acelera a recuperação de uma água verde em conjunto com qualquer produto oxidante, potenciando o seu efeito desinfetante. Ativa o cloro em piscinas com elevado nível de ácido cianúrico (estabilizador). Também elimina bactéria rosa e é adequado a qualquer tipo de revestimento de piscina.

Nas piscinas ao ar livre e tratadas a cloro tradicional as perdas de cloro para a atmosfera por decomposição provocada pela radiação ultravioleta são bastante significativas. Para prevenção são geralmente utilizados cloros isocianuratos ou estabilizados.

Os Cloro isocianuratos ou estabilizados são a maior parte dos cloros comercializados, tricloros, e dicloros, em pastilhas ou em grão. Estes são compostos cristalinos com cheiro a cloro que, quando se dissociam na água, permitem a formação do ácido hipocloroso, sendo uma fonte de cloro mais resistente às ações das radiações de UV.

O cloro livre, o ácido cianúrico e os cloros isocianuratos existem em equilíbrio na água. À medida que o derivado dos cloros isocianuratos, o ácido hipocloroso, é consumido mais átomos de cloro são libertados. Contudo os níveis de ácido cianúrico também aumentam. O excesso de ácido cianúrico na água inibe o feito do produto desinfetante e retira capacidade algicida ao cloro, o que resulta muitas vezes em piscinas com água verde mesmo com níveis de cloro elevados (> 2 mg/l) e pH paramétricos (7.2 a 76).

Para controlar os níveis em excesso do ácido cianúrico a solução mais comum é a renovação parcial ou total da água da piscina, consequência ambiental.

O PM-420 Actibon tem a capacidade de desassociar o ácido cianúrico do cloro, permitindo que o cloro atue por completo.

A sua utilização em doses de manutenção semanal, permitem uma maior durabilidade da água na piscina mesmo com valores de ácido cianúrico acima de 100 mg/l. PM-420 Actibon é ideal para tratamentos de choque em piscina, pois potencia o efeito desinfetante de qualquer produto oxidante, mesmo em piscinas com elevado nível de ácido cianúrico. A sua eficácia faz com que seja possível uma recuperação de água em 6 horas, o que permite muitas das vezes a utilização da piscina em apenas 12 horas após o tratamento*. é também indicado para eliminar alga (bactéria) rosa em piscinas

*Para recuperação de águas verdes em 12 Horas recomenda-se utilização de PM-663 CleanPool e PM-643 Ultraclear em conjunto com o oxidante e o Actibon.

Este artigo foi publicado na edição 89 da Ambiente Magazine.