Governo anuncia projetos do Plano Piloto de Prevenção de Incêndios

Governo anuncia projetos do Plano Piloto de Prevenção de Incêndios

Categoria Ambiente, Florestas

O Governo anunciou na passada quarta feira, dia 30 de novembro, que na sequência do Plano Piloto de Prevenção de Incêndios Florestais e Recuperação de Habitats Naturais, que vão ser concretizados onze projetos, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), no valor de dois milhões de euros.

“Esta verba vai possibilitar a concretização de quatro dos onze projetos definidos no Plano Piloto”, entre os quais, o restauro da mata do Mezio (rearborização de quase 500 hectares de área florestal); o restauro da Mata do Ramiscal (reconstituição de habitats naturais perdidos e regulação do pastoreio); a concretização do Programa de Prevenção Estrutural e Conservação da Mata Nacional do Gerês e ainda a conservação dos teixiais, espécie arbórea do Parque Nacional, segundo comunicado.

O aviso-convite é dirigido ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e representa 23% do valor total estimado para o Plano Piloto. O valor total do investimento a realizar no PNPG é de 8,5 milhões de euros.

Aprovado na sequência dos incêndios do passado que atingiram esta área protegida, o Plano Piloto visa promover a reflorestação de áreas ardidas, a prevenção de incêndios através do ordenamento florestal, o reforço de equipamento e equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais, a conservação dos habitats naturais da Mata Nacional, a revitalização e regulação de setores produtivos tradicionais e a promoção de ações de informação da população residente e dos agentes locais.