Governo apresenta avaliação do novo plano estratégico do setor das águas

Governo apresenta avaliação do novo plano estratégico do setor das águas

Categoria Águas, Ambiente

O Governo apresenta esta manhã, em Lisboa, o primeiro relatório de avaliação anual do novo plano estratégico do setor das águas – Pensaar 2020, revelando que, “de um modo geral, a evolução dos indicadores permanece positiva”, adianta a Agência Lusa.

Apesar destes resultados, o relatório do grupo de apoio à gestão do Pensaar 2020 alerta para a necessidade de se “salvaguardar as franjas de população mais desprotegida” e demonstra que “é possível melhorar a eficiência dos serviços”.

A evolução positiva dos indicadores do setor das águas encontra-se “em linha com o percurso que o setor tem vindo a desenvolver nas últimas duas décadas”, apurou o primeiro relatório de avaliação anual do grupo de apoio à gestão desta estratégia.

Entre os indicadores, o relatório indica que “as entidades gestoras (EG) apresentam uma percentagem de 98,6% de água segura, com um número significativo de EG a atingir o nível de excelência de 99% de água segura”, adiantou o Ministério do Ambiente, em nota de imprensa.

Além da percentagem de água segura, o documento de avaliação anual do Pensaar 2020 mostra que “88% dos alojamentos servidos por redes públicas de abastecimento de água apresentam uma avaliação satisfatória quanto à ocorrência de falhas no abastecimento de água e 90% dos alojamentos apresentam uma avaliação satisfatória na ocorrência de avarias em condutas”. Outra conclusão é a de que “100% da população é abrangida por tarifários que garantem satisfatoriamente a acessibilidade económica aos serviços de água e de saneamento”.

O plano “Pensaar 2020 — Uma nova estratégia para o setor de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais” faz parte do processo de reestruturação do setor das águas.